O Código Da Vinci

Autor: Dan Brown
 Trata-se de uma corrida desesperada do charmoso Robert Langdon (como ele me seduz ehehe),   um professor de simbologia da Harvard, e de Sofie Neveu, para descobrirem a localização do Santo Graal. Ao longo do livro várias "descobertas" são feitas sobre o assunto, vários "segredos" são revelados sobre esse mito milenar. Se você não conhece a história veja mais detalhes aqui.
  Sem dúvidas esse é um livro polêmico, típico do autor. "O que há por traz do sorriso da Mona Lisa?", "O Santo Graal realmente existe?". Ah francamente! Claro que essas perguntas não serão respondidas nesse livro. Várias pessoas leem O Código Da Vinci em busca dessas respostas e acabam caindo na "lábia" do esperto Dan Brown.
Creio, que uma das coisas que mais me chama atenção no autor, é o talento que ele possui de nos deixar colados o tempo todo nos seus livros, ou a maneira como ele junta todos os pontos como se fossem um grande quebra-cabeça. Porém, não deve-se ler seus livros (principalmente O Código Da Vinci) e achar que tudo que ele contém é verdade. Esse é um grande equívoco da maioria dos leitores de Dan Brown que encaram tudo o que ele escreve como fatos.
É logico que as especulações feitas no livro não são sem fundamentos, pois de algum lugar ele tirou essas idéias. Como ele mesmo fala nas entrevistas "foram anos de pesquisas" para que O Código Da Vinci ficasse pronto. Mas é válido lembrar que toda obra é o ponto de vista de seu criador, sua opinião em relação ao assunto abordado. E aqui não poderia ser diferente, até por que o próprio Dan Brown já disse várias vezes que tudo que escreve é o que ele acredita. Contudo por que devemos acreditar?
Gostei muito de ler essa obra (não eu não sou atéia). Me distraiu bastante, e com ela reforcei minha visão crítica sobre diversos assuntos. É um livro legal, que recomendo para quem gosta de suspense, ficção. Mas se o leitor for do tipo que acredita em qualquer especulação é melhor nem ler. O bom leitor é aquele que aprende com a obra e formula sua opinião sobre a temática.

3 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro, quem já leu sempre me diz que é bom!
    bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme e tenho vontade de ler esse livro.
    Por enquanto, ele ainda tá nos ultimos da minha lista.
    Um dia, leio
    Bjs

    http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro há alguns anos. Depois assisti o filme algumas vezes! haha
    Gostei bastante. Como você disse, não se pode acreditar que TUDO que o livro mostra é verdade. Mas é um bom livro!

    Beijo,
    Gaby
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir